O 1º Chakra – Chakra Básico

Imagem

Seu nome, em sânscrito, é Muladhara, que significa “Base de Apoio”.
Sua cor é o vermelho, marrom ou negro.
Seu mantra é LAM.
Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Negra
Ele localiza-se na base da coluna vertebral, na altura do cóccix, e rege nossa relação com a terra, os instintos primitivos, a vontade de viver, vitalidade, a relação com o que é material, é onde se localiza a energia da Kundalini.
Quando bem equilibrado, ele traz a ação, motivação, força de vontade e perseverança para atingir os objetivos.
É o primeiro dos três chakras físicos, ou seja, aqueles que determinarão nossa relação com a matéria, as pessoas, em nível físico. Esse chakra relaciona-se, também, à habilidade de ganhar dinheiro, à energia criativa, aquela que brota, começa a tomar forma, antes de ser concretizada. É a energia da paixão, do sexo primal, a criação em nível primitivo, a energia da terra.
O chakra Básico é impar, aberto para baixo, em direção ao solo. É a principal conexão energética do ser humano com o planeta. Relaciona-se com a sobrevivência e com as energias física e sexual Sua abertura é diretamente proporcional à disposição, à vitalidade e à força física.
Físicamente, ele rege os ossos, útero (nas mulheres), próstata (homens), coluna vertebral, região lombar, membros inferiores, intestino. O que significa que algum sintoma envolvendo esses pontos da anatomia, pode indicar uma disfunção no chakra.
Não ativado corretamente, ele causa sentimentos de depressão, desmotivação, sonolência, tendências ao suicídio, sexualidade reprimida, dentre outros sintomas. Hiperativado, ele pode ocasionar, por exemplo, hiperatividade, inquietação, insônia ou mesmo como um excesso de identificação com o mundo material, sexualidade desenfreada. Crianças hiperativas têm chakras Básicos superativados. Pessoas com insônia tambem têm chakras básicos superativados.
Doenças relacionadas a ele: depressão, dores na região lombar, problemas na coluna, esterilidade, problemas uterinos (envolvendo, inclusive, desequilíbrios no fluxo menstrual e cólicas), problemas como intestino preso ou desinteria.
Funcionando de forma equilibrada e positiva, suas qualidades são:
Forte conexão com a Mãe Terra, trazendo energia da terra para o sistema.

  • Vontade de viver.
  • Vitalidade; energia física e sexual.
  • Capacidade de gerar vida, potência sexual (sexo para reprodução).
  • Capacidade de fixação no plano terrestre através do corpo.
  • Coragem para enfrentar a vida.
  • Ligação com o mundo material.
  • Conexão com os instintos.
  • Capacidade de encontrar atividades adequadas.
  • Conexão com a realidade.
  • Capacidade de produção e concretização de objetivos.
  • Praticidade.
  • Atividade dinâmica, movimento e habilidade para resolver problemas práticos.
  • Estruturação e firmeza.

Para reequilibrá-lo ou mantê-lo equilibrado, pratique atividades como a dança, tenha contato com músicas executadas com instrumentos de percussão, caminhe com os pés descalços sobre solo argiloso ou arenoso, tenha contato com a natureza, árvores em geral.
Mantenha atitudes pioneiras e empreendedoras, já que uma das características desse chakra é a possibilidade de se projetar, criar.
Procure, também, meditar, entoando o mantra LAM (pronunciando-o com o “A” aberto: LÁÁÁMMM), enquanto deixa repousar, sobre seu corpo, 8 dedos abaixo do umbigo, um dos cristais descritos no começo da postagem. Mentalize saindo de si uma luz avermelhada, girando em sentido horário, ativando esse centro e tornando-o propício a estimular o contato com o mundo material.
Faça isso durante 15 minutos por dia e sinta a diferença!

NÃO PERCA NA SEMANA QUE VEM, A CONTINUAÇÃO DA SÉRIE, COM A POSTAGEM SOBRE O CHAKRA UMBILICAL!

Anúncios

4 pensamentos sobre “O 1º Chakra – Chakra Básico

  1. Bem, conhecendo como você já me conhece, você sabe que devo tê-lo hiperativado. Lembremos das influências de Exus, seres com eminente ascendência sobre a energia telúrica (da terra). Acho que a tal obsessão por eles e o trabalho de magia negra que os puseram em vínculo comigo incidiram diretamente sobre o meu Básico.

    Aquela prática ajuda a diminuir a atividade dele? A Turmalina Negra eu tenho, e me indicaram também contra acidentes pessoais e para afastar maus espíritos (espíritos da Terra?). Ágata me disseram que também ajudariam a desacelerar obsessões sexuais de origem espiritual. O que vc me diz?

    Bjs e sucesso a vcs!

    • Geralmente ataques espirituais atingem o chakra coronário, mas, isso não exclui o básico, pois, naquele caso, envolvia a energia sexual.
      Eu não diria “diminuir a atividade”, mas, reequilibrá-la, restaurando seu ritmo regular.
      A meditação, utilizando os cristais e o mantra, é ótima. A Turmalina é mais indicada para proteção e para aterrar você no Elemento Terra…mais para o caso de voltar da meditação.
      No seu caso, aparentemente, as extremidades foram atingidas, ou seja, o Coronário e o Básico, mas, ao que me lembro do resultado do seu atendimento, já havia sido constatada essa disfunção. Se você estiver seguindo aquelas dicas que te dei, os chakras serão alinhados.
      Em todo o caso, medite ao ar livre. Procure um parque, caminhe com os pés descalços, e, a seguir, medite, sob uma árvore. Nisso, você já estará equilibrando-se com o Elemento Terra e o Chakra Básico.
      Então, mentalize o azul anil acalmando as energias mais intensas e as regulando, sintonize as egrégoras que trabalham com o Elemento Ar, que lhe dão calma, inspiração e equilíbrio em suas decisões e suas posturas.
      Em casa, procure ouvir músicas executadas com instrumentos de sopro e acenda um incenso de lavanda.
      Mas, não deixe de seguir as recomendações que o enviei anteriormente e me mantenha a par dos progressos, ok! 😉
      Bjs

      • Bem, vou ser sincero: não tive dinheiro pra comprar todos os cristais, e tô seguindo com a Terapia por Hipnose Condicionativa. Dia 30/07, terei a primeira Regressão propriamente dita. Realmente, está me fazendo muito bem o tratamento até agora,

        Tô realmente meio apertado de grana pra comprar os cristais e o Floral. Pode parecer pouco, mas para quem está com as contas (ou cartas) marcadas, quero ir sem atropelos (financeiros). Não tô chorando misérias, mas também não quero ir de forma irresponsável.

        Ah, e sobre músicas com instrumentos de sopro, me lembrei de Within Temptation em “Mother Earth”, falando da Mãe-Terra. Até mais e obrigado por tudo, continuarei a te passar meus progressos…

      • E você já está se saindo muito bem e apresentando progressos!
        A começar da intenção lançada, da ação efetuada, o Universo vai colaborar com o restante! 🙂
        Enquanto não tiver os cristais, procure mentalizar a energias deles atuando em você.
        Mas, prossiga com a Terapia por Hipnose e a Regressão, assim como, quando puder, procure por em prática as dicas que te dei, inclusive no último post.
        Só de você ter mostrado o interesse em modificar alguns padrões, um grande passo foi dado rumo a essa mudança!
        Eu que agradeço pela confiança!
        Bjs 🙂

        (P.S.: a música é ótima! outro estilo que pode ajudar, também, é o new age de Enya, Blackmore’s Night e, se possível, mantras! 🙂 )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s